"O computador dá a nota e você ajusta a corda conforme o som

Afinador de violão, guitarra, viola caipira, violão 12 cordas, baixo 4 e 5 cordas, cavaquinho... super prático e leve! Você só precisa clicar em qualquer corda para escutar uma emissão contínua da nota afinada no computador e ir ajustando seu instrumento. PODE SER ACESSADO ON-LINE e o executável nem requer Instalaçao.

Download

"Afinador de guitarra prático, leve e muito fácil de usar."

PitchPerfect é um utilitário gratuito que tem por objetivo servir como afinador para guitarras. A ferramenta se destaca pela simplicidade e também pode ser utilizada para afinar contrabaixos.

Configuração do dispositivo de áudio

A fim de afinar a guitarra utilizando este software, recomenda-se que o usuário conecte o instrumento na entrada de linha (“Line In”) da placa de som do computador.

Depois, clicando em “Options” (botão que aparece na parte superior esquerda da janela do PitchPerfect) é possível configurar — através do mixer do Windows — os níveis de entrada e o dispositivo responsável por captar o som (no caso, a placa de som à qual a guitarra foi conectada).

Dicas de instalação

Apesar da instalação fácil e do funcionamento simples e intuitivo, é preciso atentar-se na hora de selecionar o que será instalado no computador. Por padrão, o PitchPerfect instala diversas outras ferramentas relacionadas a edição e gravação de áudio.

Fique atento e desmarque os extras que não deseja instalar.

Por isso, quem não quer nada disso e apenas deseja utilizar o afinador deve desmarcar as opções destacadas na imagem acima.

NOSSA_OPINIAO

Fácil de usar, leve e prático, o PitchPerfect é uma boa opção de afinador. A única desvantagem é a instalação, que inclui programas extras e que muitas vezes acabam passando despercebidos — o que contribui para encher o computador do usuário com coisas indesejadas. Experimente.

Download

"Afine diversos tipos de instrumentos com precisão utilizando esta ferramenta gratuita."

Audio Tuner é um aplicativo que serve para afinar instrumentos musicais. O software conta com uma interface amigável e, como diferencial, apresenta funcionalidades que permitem afinar diversos tipos diferentes de instrumentos. Guitarra, baixo, violino e ukulele (uma espécie de cavaquinho havaiano) estão entre os destaques.

Na parte inferior da janela é possível visualizar o espectro de freqüências gerado pelo sinal de entrada do microfone. É a partir da visualização destas freqüências que é feita a afinação.

Três passos para afinar o instrumento

Para afinar o instrumento, basta seguir os seguintes passos:

Passo 1

No menu indicado por Step One, escolha o instrumento.

Passo 2

Em Step Two, selecione a nota ou a “corda” que deseja afinar.

Passo 3

Finalmente no passo 3, basta captar o som do instrumento com o microfone do computador e alterar a afinação aos poucos até conseguir atingir a freqüência alvo (a freqüência alvo é indicada no espectro de freqüências do Áudio Tuner pela linha verde e pela palavra Target).

O espectro de freqüências proporciona precisão na hora da afinação.


Opções extras

Recomenda-se selecionar a opção Use High Resolution – for fine tuning a fim de se alcançar uma afinação mais precisa. É possível ainda selecionar a opção Listen to target note para que se possa ouvir a nota desejada.

download